quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estética é coisa séria


Em Minas Gerais, Estética é coisa séria
Depois da regulamentação da profissão, categoria ganha Sindicato estadual para representá-la frente aos Poderes Públicos e demais entidades de classe
Minas Gerais conta com  uma equipe engajada, disposta a lutar pelos direitos da classe dos esteticistas. É isso mesmo. Para quem ainda não sabe, no último dia 04 de junho, o Sindes-MG – Sindicato dos Esteticistas do Estado de Minas Gerais deu seu primeiro grande passo público para a concretização de uma vitória já anunciada para a categoria. A data foi marcada pela posse solene da diretoria e conselho fiscal da entidade (chapa única), que teve como palco a Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal dos profissionais em Estética de todo o estado de Minas Gerais, o Sindicato surge – a exemplo daqueles que já se encontram em funcionamento – para colaborar com os Poderes Públicos e demais entidades de classe em prol da solidariedade social e da subordinação aos interesses nacionais.
A presidente do Sindes-MG, Maria Aparecida Lara de Souza, esclarece que a decisão veio para somar às conquistas da classe, uma vez que, em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que regulamenta as atividades dos profissionais da beleza (12.592/12). “O Sindicato é uma maneira de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pela categoria, pois vimos a necessidade de um órgão de representação legal do esteticista também em Minas Gerais”, completa.
 Ainda sobre a lei supracitada, Aparecida Lara revela: “ter nossa profissão finalmente reconhecida é a realização de um sonho. Mas, no caso da Estética, especificamente, ainda temos um projeto de lei em tramite na Câmara Federal (959/2003), que vem complementar nossos interesses, inserindo-nos, também, na área da saúde”.
Nesse sentido, a presidente explica que a principal causa do órgão é trabalhar principalmente pelo aprimoramento dos conhecimentos científicos de seus profissionais. E acrescenta: “é preciso encaminhá-los a cursos práticos, tendo em vista a prova de proficiência, cursos técnicos ou universitários, uma vez que, agora, cursos livres não são mais válidos para registro”.
Mas engana-se quem acha que a luta acabou. Aparecida Lara esclarece que, após a posse, é preciso aguardar a decisão final do Ministério do Trabalho para que possam, efetivamente, atuar em todas as esferas pretendidas. “Mas, enquanto aguardamos, podemos realizar treinamentos, workshops para futuros associados, implantar projetos solidários, além de buscar por parcerias e benefícios, entre outras atividades correlatas”, conclui.
Questionada sobre o que a categoria deve esperar do Sindicato, a presidente é enfática: “uma diretoria capacitada para levar adiante as várias metas traçadas, e que visa, sobretudo, pelo desenvolvimento do esteticista e pelo apoio ao setor trabalhista”.
Em relação à expansão do universo da Estética, ela confessa que, recentemente, o público que vem alavancando o setor é justamente o masculino. “Estar bem é fundamental. E o homem também já entendeu isso”, comenta.
Aparecida Lara finaliza destacando a importância de se manter acesa a paixão pela profissão: “o esteticista deve gostar realmente de lidar com pessoas. Fazer com que elas se sintam bem, com a auto-estima elevada é nossa missão. Afinal, Estética é amor”.  

Conheça os mais novos representantes da categoria:
Presidente: Maria Aparecida Lara de Souza
Vice-presidente: Teruko Chibata
Secretária Geral: Natália Machado Campos
Tesoureira: Márcia Cristina de Araújo Silva
Conselho Fiscal:
Leidmara Penha de Jesus
Natália Analiele Guimarães
Ana Paula Alves
          
Sobre a presidente
Nascida em PassaTempo,Cidadã Honoraria de  Belo Horizonte, Maria Aparecida Lara de Souza é formada em Nutrição e Dietética, graduada em Estética Cosmética, além de ser Normalista e Jornalista. Em sua bagagem profissional, a presidente da chapa única do Sindes-MG traz experiências que vão desde aulas de História no Projeto Roberto Marinho à participação no Conselho Federal de Estética, passando pela Diretoria Nutricional da Associação e Obras Pavonianas; Diretoria da Empresa de Cosmética Ney Galvão; Presidência da Clínica Nutrestética, da qual foi proprietária; Consultoria e Treinamento na Empresa Água de Cheiro; Presidência da AMEC; e atuação, como colunista, na revista Vert News, Jornal Mercado Novo e Jornal AMEC em Dia.
Uma das fundadoras  da Febrape, na qual ocupa a vice-presidência, e o Sindes-MG, que hoje preside.É, ainda, membro do Consup -Conselho Superior do Centro Universitário Newton Paiva