segunda-feira, 14 de maio de 2012

Simpósio AMEC Mulher na Melhor Idade


PSORIASE


A psoríase é uma doença de pele que atinge cerca de 3% da população mundial. Embora ela não seja contagiosa, o mal, que aparece sob manchas por todo o corpo, incômodo e coceira, pode abalar a vida de quem tem de conviver com ela. Instável, ela atinge em cheio a autoestima dos seus portadores e conta com um agravante cíclico: o estresse. Há anos a comunidade médica mundial estuda a relação entre os dois.

A manifestação física pode ser agravada pelo estresse assim como o seu surgimento pode ser desencadeado por ele. Os fatores emocionais atuam fortemente em quem já têm uma predisposição genética para a doença. No Brasil, cerca de 4 milhões de indivíduos lutam para minimizar os danos provocados por ela.

 
Sem distinguir sexo, a psoríase atinge, principalmente, pessoas entre os 20 e 40 anos de idade. O histórico familiar também conta. A genética dá uma força para o seu aparecimento em 30% dos casos diagnosticados. Basicamente, ela se manifesta por meio de lesões que fazem a pele descamar e formar uma espécie de relevo avermelhado. As áreas de atrito, como cotovelos e joelhos, são foco do problema. Mas ele também afeta o couro cabeludo, as palmas e as plantas de mãos e pés, unhas e costas.

Atuação do estresse na psoríase
O estado emocional de uma pessoa que possui psoríase é determinante em seu controle. Em períodos de maior estresse a intensidade da doença aumenta, provocando coceiras. Drogas, infecções e alterações hormonais também podem desencadear a formação das escamas. De acordo com o Consenso Brasileiro de Psoríase, os portadores necessitam de apoio psicológico para lidar com os sentimentos que ela provoca, além do tratamento dermatológico.  
No Brasil, cerca de 4 milhões de pessoas lutam para minimizar os danos provocados pela psoríase
Por se tratar de uma doença de pele, em que as manchas avermelhadas ficam normalmente visíveis, o preconceito e o medo de sofrer discriminação são latentes. Segundo o dermatologista Paulo Sérgio Coelho, por afetar diretamente a estética dos pacientes, é comum que ela desperte frustrações que podem levar à depressão. "A autoestima diminui de acordo com o aparecimento das feridas, provocando o medo de ser excluído pela sociedade", explica.

Dagnóstico e tratamento
Para diagnosticar a psoríase é feita uma biópsia da pele. A origem da doença normalmente é genética, por isso a investigação do histórico familiar conta bastante, explica Paulo Sérgio. Ainda sem cura e com a possibilidade de criar deformidades nas articulações, a psoríase deve ser tratada com acompanhamento médico. 
Saiba Mais
O seu tratamento inclui medicamentos tópicos, como os cremes à base de cortisona que ajudam no combate das manchas, mas há outros métodos indicados, como os banhos de luz ultravioleta ou de sol. Remédios imunossupressores e derivados da vitamina A, conhecidos como retinoides também controlam o problema.

Por sofrer influência de fatores emocionais, o combate ao estresse também é recomendado, seja ele feito com terapia ou técnicas que aliviam sintomas de ansiedade e contribuem para uma qualidade de vida melhor.

As melhores dicas para manter suas unhas saudáveis



Com essa mania de pintar as unhas o tempo todo, surgem também os problemas. Mas pintar as unhas toda semana não faz mal nenhum, desde que você tome os devidos cuidados.
A saúde das unhas é um indicador do estado geral de saúde, pois determinadas anomalias das unhas podem indicar problemas de saúde. Por isso, é importante estar alerta às unhas.
A reclamação mais comum com as unhas é que elas ficam quebradiças. As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque ficam muito secas — o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade — ou porque estão úmidas demais — o que as deixam macias com tendência a se partir.
Porque as unhas se tornam secas e quebradiças?
Muitas pessoas não cuidam das unhas como deveriam. As unhas podem se tornar muito secas e se dividirem nas pontas se forem expostas ao calor seco, detergentes, produtos químicos, acetona ou removedores de esmalte em excesso
O que você pode fazer para a saúde das suas unhas? 
Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.  Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares. Além disso, ficam também mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.
Além disso, a hidratação das unhas é importantíssima. Recomenda-se beber bastante água e usar hidratantes específicos para suas unhas.
Mãos e Cutículas
Hidrate também as cutículas.  Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, que as unhas fiquem fracas e quebradiças.
Uma boa solução é usar um creme hidratante, pois ao mesmo tempo que hidrata intensamente, cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas. Ao realizar trabalhos domésticos ou de jardinagem, proteja as mãos com luvas e hidrate intensivamente ao final do trabalho.
                                                    

                                                                                                              Fonte-NUTRESTETICA